sábado, 13 de junho de 2009

Falta de curiosidade? Ou talvez não!

Há alguns anos atrás, alguns dirão muitos, quando era aluna do Liceu, ficava sempre ansiosa e expectante com as notas que iria ter no final de cada período escolar. Quando as aulas terminavam o meu grupo de amigos tinha a preocupação de saber quando as pautas eram afixadas com as respectivas classificações (a que nós chamávamos notas). Os nossos pais também não se esqueciam de perguntar: “Então, já saíram?” O Liceu ficava a cerca de 1,5Km de minha casa, distância que fazia pelo menos duas vezes por dia a pé, estivesse sol ou chuva. E nos primeiros dias de férias lectivas, lá íamos nós ao Liceu, até “trazermos as notas” para casa.
Hoje sou professora do ensino secundário e a sensação que tenho é que os alunos não se preocupam em ir ver as pautas quando estas são afixadas. Ontem encontrei dois alunos da minha turma de 12º ano e perguntei-lhes se estavam contentes com as notas que tinham tido. Responderam-me que ainda não as sabiam e que só no dia do exame de Português (cerca de uma semana depois das pautas terem sido afixadas) é que as iriam ver. Questionei se não tinham curiosidade, se conseguiam estar sem as saber, e com a maior das naturalidades encolheram os ombros e disseram que não. “Então e os vossos pais?”. “Eles já sabem que passámos!”
Não consigo entender este desinteresse. Desinteresse dos alunos a terminar um ciclo de escolaridade e dos encarregados de educação pelo desempenho dos seus educandos. Sei que as generalizações são perigosas mas atrevo-me a dizer que esta é a realidade. Mas será que a postura destes meus dois alunos não está correcta?
Afinal o que interessa é “passar”…. E isso está assegurado!