segunda-feira, 29 de junho de 2009

The way we were .... and are!



It isn't only memories!

Manuela Ferreira Leite



Para quem não viu!
Não é por acaso que o PSD tem uma mulher PRESIDENTE!

Férias!!!

Chegou a altura do ano em que quem sabe que sou professora me pergunta:
Já estás de férias, não estás?
Fico então com aquela cara de quem “come e não gosta” e respondo: Queres trocar comigo? Eu vou trabalhar por ti e tu ficas com estas minhas férias. Percebem então que talvez eu não esteja nas tais férias que começam no mês de Junho e terminam no mês de Setembro. Efectivamente a partir de Junho acabam as horas lectivas, que é como quem diz, as aulas com alunos. Mas então o que fazem os professores nas escolas? Vamos lá ver se consigo listar algum do nosso trabalho “de férias”:
1 – Conselhos de Turma de avaliação.
2 – Vigilância de exames. Os exames têm em média uma duração de 120 minutos mais 30 minutos de tolerância. Temos que nos apresentar ao Secretariado de Exames 30 minutos antes da hora marcada para o exame. Não podemos ser substituídos neste serviço de vigilância a não ser por motivos de força maior. Isto significa que cada vigilância ocupa 180 minutos, na melhor das hipóteses. Como existem muitos exames nacionais e por cada sala têm que estar presentes dois professores, um simples raciocínio permite perceber quantas vigilâncias cada professor em média faz. Sabem como se pode justificar uma falta a uma vigilância? Apenas com atestado médico!... Se tivermos um furo num pneu do carro, atestado médico, se ficarmos retidos no trânsito, atestado médico, etc…, atestado médico!
5 – Correcção dos exames nacionais, dos exames de equivalência a nacionais (que por acaso são elaborados por nós professores), das provas de equivalência à frequência (que por acaso também são elaborados por nós professores).
4 – Matrículas. É verdade, somos nós professores que fazemos as matrículas dos alunos.
5 – Elaboração de turmas.
6 – Elaboração dos horários.
7 – Inventários do material de cada grupo disciplinar.
8 – Reuniões de Grupo disciplinar, de Departamento curricular, de Núcleo de Projectos, de Conselho Pedagógico, de….
9 – Análise dos resultados dos exames nacionais.
10 – Preparação do lançamento do próximo ano lectivo.
11 – Aulas para esclarecimento de dúvidas com os alunos que têm que realizar exames nacionais.
12 – Relatórios das actividades realizadas ao longo do ano lectivo.
Bom! Se ainda não estão satisfeitos resta dizer que toda a nossa rotina fica de pernas para o ar. Não se pode levar o filho à actividade X, como é costume, pois temos uma vigilância, não podemos ir à fisioterapia naquele horário já combinado, pois temos reunião, não podemos ir à aula de ginásio (paga mensalmente), pois temos outra reunião ou vigilância, ou…..
Mas afinal esta é uma vantagem das “férias” – o quebrar com a rotina, não é?
Quem quer estas férias? Eu troco!!!!

domingo, 28 de junho de 2009

Ainda Michael Jackson



Será preciso dizer mais alguma coisa?

"Never Can Say Goodbye"



Desculpem o som e imagem mas acho que ainda assim vale a pena recordar!...

Farrah Fawcett


Palavras para quê?

Como concordo com António Barreto!

Segue um excerto de um texto de António Barreto intitulado "Sócrates, o ditador";
"...Onde estão os políticos socialistas? Aqueles que conhecemos, cujas ideias pesaram alguma coisa e que são responsáveis pelo seu passado?
Uns saneados, outros afastados.
Uns reformaram-se da política, outros foram encostados.
Uns foram promovidos ao céu, outros mudaram de profissão.
Uns foram viajar, outros ganhar dinheiro.
Uns desapareceram sem deixar vestígios, outros estão empregados nas empresas que dependem do Governo.
...O actual pensamento dos socialistas resume-se a uma lengalenga pragmática, justificativa e repetitiva sobre a inevitabilidade do governo e da luta contra o défice. O ideário contemporâneo dos socialistas portugueses é mais silencioso do que a meditação budista. Ainda por cima, Sócrates percebeu depressa que nunca o sentimento público esteve, como hoje, tão adverso e tão farto da política e dos políticos. Sem hesitar, apanhou a onda.
Desengane-se quem pensa que as gafes dos ministros incomodam Sócrates. Não mais do que picadas de mosquito. As gafes entretêm a opinião, mobilizam a imprensa, distraem a oposição e ocupam o Parlamento. Mas nada de essencial está em causa.
...O estilo de Sócrates consolida-se. Autoritário, Crispado, Despótico, Irritado, Enervado, Detestando ser contrariado. Não admite perguntas que não estavam previstas ou antes combinadas. Pretende saber, sobre as pessoas, o que há para saber. Tem os seus sermões preparados todos os dias. Só ele faz política, ajudado por uma máquina poderosa de recolha de informações, de manipulação da imprensa, de propaganda e de encenação. O verdadeiro Sócrates está presente nos novos bilhetes de identidade, nas tentativas de Augusto Santos Silva de tutelar a imprensa livre, na teimosia descabelada de Mário Lino, na concentração das polícias sob seu mando e no processo que o Ministério da Educação abriu contra um funcionário que se exprimiu em privado. O estilo de Sócrates está vivo, por inteiro, no ambiente que se vive, feito já de medo e apreensão. A austeridade administrativa e orçamental ameaça a tranquilidade de cidadãos que sentem que a sua liberdade de expressão pode ser onerosa.
...Nomeia e saneia a bel-prazer. Há quem diga que o vamos ter durante mais uns anos. É possível. Mas não é boa notícia. É sinal da impotência da oposição. De incompetência da sociedade. De fraqueza das organizações. E da falta de carinho dos portugueses pela liberdade."
António Barreto

Assim é que eu gosto!


É preciso!
É necessário!
Já chega de "socratismo"
que é como quem diz,
despotismo!

"BIBÓ" NORTE!















Este é apenas o Ranking Web of World Universities de Janeiro de 2009.
A Universidade do Porto e a Universidade do Minho aparecem nos primeiros lugares dentro do universo das Universidades portuguesas


P.S. - Noutros rankings que consultei a Universidade do Porto é sempre a primeira das universidades portuguesas.

"BIBÓ" NORTE!!!...

domingo, 21 de junho de 2009

Para não esquecer

"Este é o nosso rumo, não terão outro",
"Eu governo com base das minhas convicções",
"...eu quero fazer mais e melhor a lutar por aquilo em que eu acredito".

José Sócrates, 18 de Junho de 2009

Para ler mais clique aqui

"Calimero"


Li a entrevista de Filipe Menezes ao jornal i.
Bom, se "Pacheco Pereira é a loira do regime"
então Filipe Menezes é o "Calimero do regime"
"It's an injustice, yes it is!"

Só pode ser a brincar!...

Digam-me, por favor, em que profissão os profissionais são assim tratados.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Nunca gostei!...


Mesmo quando fumadora, nunca suportei Português Suave.

Presságio?






David Mourão-Ferreira

Matura Idade

E por vezes as noites duram meses
E por vezes os meses oceanos
E por vezes os braços que apertamos
nunca mais são os mesmos E por vezes

encontramos de nós em poucos meses
o que a noite nos fez em muitos anos
E por vezes fingimos que lembramos
E por vezes lembramos que por vezes

ao tomarmos o gosto aos oceanos
só o sarro das noites não dos meses
lá no fundo dos copos encontramos

E por vezes sorrimos ou choramos
E por vezes por vezes ah por vezes
num segundo se envolam tantos anos.

Maria Bethânia

A 18 de Junho de 1946 nasceu Maria Bethânia. É sempre um prazer ouvir esta voz!


quarta-feira, 17 de junho de 2009

Dia Mundial de Combate à Desertificação - ONU


A desertificação é "a degradação da terra nas regiões áridas, semi-áridas e sub-húmidas secas, resultante de vários factores, entre eles as variações climáticas e as actividades humanas".
Portugal é um dos países que apresenta um elevado risco de desertificação em todos os factores biofísicos: solo, floresta, água e clima, risco esse potenciado pelas alterações climáticas e por fenómenos induzidos pelas mesmas, como os grandes incêndios e os períodos de seca.

"Deixa-me rir...esta história não é tua..."

"Interpreto os sinais de insatisfação [das últimas eleições europeias] sobretudo como um apelo a fazermos mais e melhor - é esse o nosso compromisso", declarou, acrescentando que compreende "com humildade democrática os sinais de insatisfação e dúvida" transmitidos pelos portugueses no último acto eleitoral.
José Sócrates, 17 de Junho de 2009

terça-feira, 16 de junho de 2009

Um pouco de Citogenética!

Actualmente, os métodos citogenéticos convencionais permitem detectar alterações numéricas e estruturais nos cromossomas, que impliquem modificação do tamanho/estrutura dos seus braços observáveis dentro dos limites de resolução da microscopia de luz. Este avanço da citogenética só foi possível com a descoberta, nos finais dos anos 60 do século XX, de técnicas de bandeamento dos cromossomas. Nestes são definidas bandas com coloração mais clara e mais escura, devido à afinidade diferencial para o corante que se utiliza. As técnicas de coloração mais utilizadas são:
* Bandas G, técnica escolhida para todos os casos de diagnóstico, podendo também ser utilizada em investigação; são produzidas bandas por digestão com tripsina e posterior coloração com Leishman’s. Bandas escuras, correspondem a sequências de nucleótidos Adenina-Timina que incluem poucos genes, e bandas claras, biologicamente activas pois representam as regiões que incluem grande número de genes.
* Bandas C – são produzidas pela coloração da heterocromatina constitutiva que engloba as regiões de cromatina condensada pericentromérica e as regiões de heterocromatina C dos cromomossomas 1, 9, 16 e do braço curto do cromossoma Y.
* Bandas NOR – esta técnica cora selectivamente as regiões de organização nucleolar (NOR) localizadas nos satélites dos cromossomas acrocêntricos, pois estas regiões possuem genes de RNA ribossomal e podem ser coradas com nitrato de prata.
* DA-DAPI – esta técnica combina DAPI – 4,6-diamidina-2-fenil-indol – corante fluorescente, com DA - distamicina A – antibiótico não fluorescente que utilizados conjuntamente, DA-DAPI, fluorescem certas regiões dos cromossomas ricas em nucleótidos Adenina-Timina, constitutivos de heterocromatina nos cromossomas 1, 9, 16, Yq e o braço curto do cromossoma 15.
Com a aplicação da técnica de Bandas G é possível obter cromossomas como os da fotografia do meu perfil.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Fly me to the moon



Fly, fly and fly.... It's so good!...

"Sinto muito"


Uma amiga emprestou-me o livro “Sinto muito” de Nuno Lobo Antunes.Aconselho, se é que devo ou posso, a sua leitura.É um livro que tem que ser lido devagar, com cuidado para não ficarmos demasiado tristes e presos na dor, sempre presente nas histórias que são narradas. “Entristece o coração, mas recompensa-o grandemente, tornando-o mais leve e melhor” como é referido no portal da literatura (http://www.portaldaliteratura.com/livros.php?livro=4452).

Nicolas Poussin

Nicolas Poussin nasceu a 15 de Junho de 1594. É um dos pintores mais representantivo do classicismo do século XVII. Trabalhou quase que exclusivamente em Roma.
Aqui fica um dos trabalhos mais famosos de Poussin - pintura que retrata um túmulo com uma lápide enorme, onde se lê Et in Arcadia ego.


domingo, 14 de junho de 2009

Frase do dia

" A certeza que fica é que para a vida valer a pena é necessário amar e ser amado, e ter muito cuidado com o cristal de que os outros são feitos. Os outros sim, que nós somos de aço. Excepto, claro, quando choramos."
Nuno Lobo Antunes

“situação de novo” ou “situação vulgaris”

É com alguma frequência que na minha escola acontece a seguinte situação:
Os encarregados de educação de alunos com problemas disciplinares manifestam a sua falta de tempo para virem à escola conversar com os directores de turma acerca dos seus filhos. Esta falta de tempo prende-se com o horário de trabalho (apesar do director de turma disponibilizar-se a atendê-los depois das 18h45m) ou com problemas de gestão familiar. Mas, quando ao seu educando é apreendido o telemóvel que utilizou no decorrer de uma aula e este é colocado no Conselho Executivo à espera que os Encarregados de Educação os levantem, deixa de haver indisponibilidade de horários de trabalhos ou de gestão familiar. Os telemóveis são levantados passadas poucas horas após o ocorrido.
Esta situação é uma “situação de novo” na minha escola ou é uma “situação vulgaris” nas escolas do nosso país?

APFertilidade

2º Caminhada pela Fertilidade
No próximo dia 21 de Junho, 10h, a Associação Portuguesa de Fertilidade promove a 2ª Caminhada pela Fertilidade, no Parque da Cidade/Porto, assinalando o Dia Nacional da Fertilidade e o Mês Internacional da Fertilidade. Esta iniciativa, com um percurso de 2km, em por objectivo sensibilizar os cidadãos para os actuais problemas de fertilidade e visa promover a saúde reprodutiva em geral.A todos os participantes será oferecido um Kit-Caminhada, distribuído no local da concentração, onde a APFertilidade manterá uma tenda fixa com actividades recreativas das 10h às 13h.
A participação na Caminhada é gratuita, mas exige uma inscrição, por razões logísticas.
Inscreva-se em http://www.apfertilidade.org/eventos/2009

sábado, 13 de junho de 2009

Don't know why



Gosto. I know why!...

Santo António


Santo António, de seu nome Fernando, filho de Martim de Bulhões e Maria Teresa Taveira Azevedo, nasceu em Lisboa entre 1191 / 1195, (aceita-se oficialmente a data de 15 de Agosto de 1195), numa casa próxima da Sé de Lisboa, no local onde se pensa que posteriormente se ergueu a Igreja sob sua invocação. Bastante doente, faleceu a 13 de Junho de 1231 no Oratório de Arcela. Os seus restos mortais repousam na Basílica de Pádua, construída em sua memória.

Falta de curiosidade? Ou talvez não!

Há alguns anos atrás, alguns dirão muitos, quando era aluna do Liceu, ficava sempre ansiosa e expectante com as notas que iria ter no final de cada período escolar. Quando as aulas terminavam o meu grupo de amigos tinha a preocupação de saber quando as pautas eram afixadas com as respectivas classificações (a que nós chamávamos notas). Os nossos pais também não se esqueciam de perguntar: “Então, já saíram?” O Liceu ficava a cerca de 1,5Km de minha casa, distância que fazia pelo menos duas vezes por dia a pé, estivesse sol ou chuva. E nos primeiros dias de férias lectivas, lá íamos nós ao Liceu, até “trazermos as notas” para casa.
Hoje sou professora do ensino secundário e a sensação que tenho é que os alunos não se preocupam em ir ver as pautas quando estas são afixadas. Ontem encontrei dois alunos da minha turma de 12º ano e perguntei-lhes se estavam contentes com as notas que tinham tido. Responderam-me que ainda não as sabiam e que só no dia do exame de Português (cerca de uma semana depois das pautas terem sido afixadas) é que as iriam ver. Questionei se não tinham curiosidade, se conseguiam estar sem as saber, e com a maior das naturalidades encolheram os ombros e disseram que não. “Então e os vossos pais?”. “Eles já sabem que passámos!”
Não consigo entender este desinteresse. Desinteresse dos alunos a terminar um ciclo de escolaridade e dos encarregados de educação pelo desempenho dos seus educandos. Sei que as generalizações são perigosas mas atrevo-me a dizer que esta é a realidade. Mas será que a postura destes meus dois alunos não está correcta?
Afinal o que interessa é “passar”…. E isso está assegurado!

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Ainda Eça...







Adoro Eça de Queiroz...

Farpas!


"A verdade é que a civilização, bem como a liberdade, se não decreta. Só há um único meio de a alcançar: é merecê-la."

in As Farpas, Eça de Queiroz e Ramalho Ortigão





Ai estas Tecnologias!!!!!




Antes, eram os livros...
Hoje, são os computadores...

Antes e agora, somos sempre iguais!...

A nós mesmos!

Estes verdes, sim!

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Pandemia declarada
A Organização Mundial de Saúde anunciou, esta tarde, que a Gripe A é uma pandemia, elevando o alerta para o nível máximo. Trata-se da confirmação científica do aparecimento de um novo vírus que rapidamente circula por todo o mundo. "Nesta fase inicial, a pandemia pode ser caracterizada globalmente como moderada em termos de gravidade", refere a OMS na sua declaração, pedindo aos países para não encerrarem as fronteiras ou restringirem o comércio e as viagens.
Os números falam por si: 74 países registam 27 737 casos de gripe A H1N1, incluindo 141 mortes.
Cerca de metade das pessoas que morreram com o vírus A H1N1 eram jovens e saudáveis, pessoas que habitualmente não são susceptíveis à gripe. Normalmente, os vírus da gripe desaparecem com o tempo quente, mas este está a revelar-se resistente.
Quanto tempo decorrerrá até ao apareciemnto de uma vacina?



Paz, Pão, Povo e Liberdade



Hino que cantei, canto e cantarei, até que a voz mo permita...

Viseu - a minha cidade



Não nasci em Viseu. Vivi lá apenas seis anos.
Mas as minhas origens estão todas lá.
Por isso, sou de Viseu.
Viseu é a minha cidade.

Só para que se saiba!

Nas eleições para o Parlamento Europeu O BE teve uma percentagem de votos superior ao PCP. Lamento profundamente. Que o PCP é um partido comunista, toda a gente sabe. E o BE? Será que sabem?

O BE é a reunião de 3 partidos: o PSR (de que o Louçã era membro), a UDP (de que o Fazenda era membro) e o Política XXI (de que o Portas era membro).

Não há mal nenhum em ser comunista. O mal está na camuflagem...
Depois não digam que não sabiam.

Carmen, porque não?

Deixem-me rir...senão choro...


Um dos meus poemas favoritos

Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive
Ricardo Reis