terça-feira, 28 de julho de 2009

Lições...

Era uma vez uma professora de nome Carmen, que foi colocada na Escola Secundária de….. Tinha 29 anos, duas filhas pequenas, lindas e vivia a 30 Km da referida escola. Como era muito nova, era a que tinha menos habilitação profissional do seu grupo profissional. O horário que lhe foi atribuído, para além de ter vários níveis diferentes, entre os quais Biologia de 12º ano, era um horário misto, quer isto dizer, com aulas de tarde e de noite. Bom, o horário não podia ser recusado… isso significaria dois anos de penalização em concursos de professores, efectivamente três anos sem estar colocada e sem vencimento!
Ficou um pouco apreensiva. Para além de professora, trabalhava em part-time num laboratório, tinha uma família que queria manter o mais equilibrada possível, morava a 30 km da escola, precisava de preparar vários níveis…
Então aconteceu algo que hoje é muito raro acontecer. A Selda, professora do grupo disciplinar da Carmen com mais alguns anos de experiência, emprestou o seu dossier completo de 12º ano de Biologia com todo o material por si produzido e disse:
“ Carmen, usa como quiseres e faz com estes materiais o que entenderes o tempo que precisares:”
Claro que já perceberam que a Carmen sou eu.
Só devolvi o dossier à Selda passados dois anos. Nesse primeiro ano usei nas minhas aulas de Biologia de 12º ano os acetatos da Selda e eles foram uma grande ajuda e orientação na construção dos meus.
A Selda pediu a reforma e ela chegou no dia 1 de Julho deste ano. O meu grupo disciplinar ficou bem mais pobre. Mais pobre porque “Seldas” hoje não existem. Grande defensora do trabalho em equipa, amiga nas horas difíceis, fonte de saber, professora disponível, professora com uma grande preocupação de estar actualizada nestas coisas da ciência (coisa que em ciência é bastante difícil!...)e das didácticas, enfim, um exemplo para todos nós.
Mas o meu grupo disciplinar este ano ficou ainda mais pobre, porque para além da Selda, a Olinda, que por acaso é da mesma “fornada” que a Selda, também se reformou. Olinda, colega que chegou à escola referida uns parágrafos atrás há poucos anos, fez uma parelha ímpar com a Selda. São uma dupla impossível de copiar. A Olinda é de uma disponibilidade, de um saber, de uma capacidade de trabalho que não é possível encontrar nos dias de hoje. É uma colega sempre agradável, aquilo que nós hoje chamamos em linguagem corrente “um doce”.
Estou triste mas também muito feliz por Vós.
Espero que não fiquem aborrecidas comigo por não ter usado nomes falsos. Sei que de vez em quando lêem o meu blog. Só queria dizer-Vos:
Obrigada pelo exemplo que são! Obrigada pela Vossa disponibilidade! Obrigada pelo Vosso saber! Obrigada pela Vossa dedicação!
Obrigada!
Tu Selda, para mim és e serás sempre muito especial!

1 comentário:

  1. Muito obrigada pelas tuas palavras tão amáveis Carmen.
    Claro que, poderia e devia ter feito muito mais.Tenho consciência disso.
    Já que estamos em fase de balanço e despedida, tu sabes que eu aprendi muito contigo e que em matéria de disponibilidade e de trabalho, não há como tu.É muito bom trabalhar contigo.Desenvolvam o trabalho em grupo, porque é muito enriquecedor. Adorei trabalhar com os colegas, nomeadamente com a Olinda que é ímpar, como tu muito bem disseste.
    É sempre bom sabermos que deixamos boas recordações.
    Muito obrigada e estarei sempre por aquí disponível, agora somos vizinhas ou quase e há sempre um acesso à net ou um SMS.
    Até sempre.
    Selda

    ResponderEliminar