domingo, 12 de julho de 2009

Biologia e Geologia - Mais um "Papão"!

Exame de Biologia e Geologia
Nós os professores da disciplina de Biologia e Geologia corremos um sério risco. Qual? O de não termos alunos a escolher esta disciplina e ficarmos, por isso, sem emprego nos anos mais próximos.
Este ano a média nacional nos exames de 1ª fase foi 9,5.
Porquê este insucesso?
Serão os professores de Biologia e Geologia incompetentes?
Estarão os alunos mais preguiçosos e estudarão menos?
Estarão os exames bem elaborados?
Deveria ser esta a disciplina específica?
Muitas perguntas se podem colocar e muitos são os argumentos que se podem dar para defender qualquer posição que se tenha face a estes resultados.
Não querendo ser nem parecer demasiado simplista, gostava só que soubessem o seguinte: fazendo uma análise do exame de Biologia e Geologia 1ª fase podemos desde logo constatar o seguinte:

Nº de Questões - 28
Nº de Questões de Biologia de 10º Ano - 11
Nº de Questões de Geologia de 10º Ano - 7
Nº de Questões de Biologia de 11º Ano - 4
Nº de Questões de Geologia de 11º ano - 6

A prova é nitidamente desequilibrada. Consta de 18 questões relativas ao programa curricular do 10º Ano de Escolaridade e de 10 questões relativas ao programa curricular do 11º Ano de Escolaridade. É justo? É justificável? Deve ser, apesar de eu pessoalmente não conseguir encontrar justificação.
Sou professora de Biologia e Geologia e sei o trabalho que desenvolvi com os meus alunos ao longo do ano. Sei as competências que cada um dos meus alunos adquiriu. Sei também as horas que trabalhei para proporcionar aos meus alunos momentos diversificados de aprendizagem. Resultou? Acho que sim. Mas poderia ter resultado muito mais se quem está a elaborar os exames nacionais desse importância às sugestões dos professores supervisores, lesse os relatórios enviados com as críticas dos professores classificadores às questões dos exames e aos critérios de classificação “propostos/impostos” e fizessem exames mais equilibrados com as matérias curriculares de 10º e 11º ano.
Se assim fosse, arrisco-me a afirmar que a média nacional de Biologia e Geologia seria mais alta.
Espero que para a próxima fase que começa já amanhã a Senhora Ministra da Educação não me culpe pelos resultados que se virão a obter. Eu até não sou da comunicação social…..
Ah! Os meus alunos estão de PARABÉNS!

Sem comentários:

Enviar um comentário