domingo, 5 de setembro de 2010

Aproveito as férias para ler ainda mais. Ia escrever muito e corrigi. Muito leio sempre, mas existem sempre aqueles livros que vamos reservando para as férias, pois em tempo de “não férias”, os dias são limitados e temos que estabelecer prioridades. Até na leitura….
Neste mês de Agosto um dos livros que seleccionei para ler foi: “D. Sebastião e o Vidente” de Deana Barroqueiro. Foi-me revelado um D. Sebastião muito diferente daquele que eu “conhecia”. Este livro foi construído a partir de investigação de fontes históricas documentais portuguesas, espanholas, italianas, francesas e holandesas, contando também com alguma imaginação da autora. Apresenta-nos um D. Sebastião com malformações físicas, um sexto dedo no pé e uma perna mais curta, um rapaz que cresceu “órfão de pai e abandonado pela mãe, à nascença, criado por avós e tios velhos, como podeis esperar que se comporte do mesmo modo que uma criança acostumada ao amor e autoridade dos pais?”, adolescente autoritário e caprichoso com um único objectivo – tomar África aos mouros. Ao longo da sua vida foi sendo manipulado/traído por familiares e por aqueles que ele julgava mais próximos de si.
Para quem gostar de romances históricos, aconselho vivamente a leitura destas 640 páginas.

1 comentário:

  1. Caríssima Carmen, venho agradecer-lhe,já muito tarde porque só agora vi a sua referência ao meu livro. Quando me embrenho na escrita de novo romance, só de tempos a tempos, faço uma busca na internet a ver se há algo de novo sobre os meus livros e, se houver menções de leitores, para agradecer aos que me escolhem para companheira de viagens. Muito obrigada, pois, pela sua preferência e pela recomendação. Bem haja.
    Deana Barroqueiro

    ResponderEliminar